Projeto de Capacitação TEA

O projeto, intitulado “Introdução ao TEA”, é uma apresentação sobre o Transtorno do Espectro Autista. O material foi elaborado por Aline Alves, pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusiva, e diretora do Núcleo de Autismo no Espaço Cel.

Pontos-chave do projeto:

  • Definição de TEA: Apresenta o TEA como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e padrões de comportamento restritos e repetitivos. Menciona as definições do DSM-V e do CID-11.
  • Simbologia: Explica o significado do cordão de girassol (símbolo de deficiências ocultas) e do cordão do infinito (símbolo de aceitação da natureza contínua do autismo).
  • Sinais precoces: Detalha os sinais de alerta do autismo em diferentes faixas etárias, desde 6 meses até os 2 anos de idade.
  • Níveis de Suporte: Classifica o TEA em três níveis de suporte (1, 2 e 3), de acordo com o DSM-V.
  • Intervenção precoce: Destaca a importância da intervenção precoce, ressaltando o período de maior plasticidade cerebral, o desenvolvimento de habilidades funcionais e o suporte à família.
  • Orientações para a família: Sugere buscar informações de qualidade, acolher o diagnóstico e iniciar a intervenção precocemente. Apresenta uma estrutura de intervenção que inclui avaliação por diferentes profissionais (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, etc.).
  • Atividades em casa: Dá dicas sobre como estimular a criança em casa, como brincar com propósito, seguir o interesse da criança e escolher brinquedos adequados para cada faixa etária (0 a 6 anos).
  • TEA na escola: Orienta pais e professores a serem parceiros, a conhecerem o aluno e a discutirem o Plano de Ensino Individualizado (PEI).
  • Causas e prevalência: Aborda as causas multifatoriais do TEA (genéticas e ambientais) e apresenta dados de prevalência (1 em cada 31 crianças, segundo o CDC), incluindo a proporção de autismo profundo.
  • Comorbidades: Enumera as principais comorbidades associadas ao TEA (TDAH, ansiedade, epilepsia, etc.) e explica a importância de conhecê-las.
  • Legislação e Capacitismo: Menciona a Lei Berenice Piana, que reconhece o autismo como deficiência, e a nova lei que estimula a contratação de pessoas com TEA. Define e combate o capacitismo, fornecendo exemplos de frases e atitudes a serem evitadas.

O projeto tem como objetivo principal informar e orientar pais, educadores e profissionais sobre o TEA, promovendo a conscientização e a inclusão.

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