O projeto, intitulado “Introdução ao TEA”, é uma apresentação sobre o Transtorno do Espectro Autista. O material foi elaborado por Aline Alves, pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusiva, e diretora do Núcleo de Autismo no Espaço Cel.
Pontos-chave do projeto:
- Definição de TEA: Apresenta o TEA como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e padrões de comportamento restritos e repetitivos. Menciona as definições do DSM-V e do CID-11.
- Simbologia: Explica o significado do cordão de girassol (símbolo de deficiências ocultas) e do cordão do infinito (símbolo de aceitação da natureza contínua do autismo).
- Sinais precoces: Detalha os sinais de alerta do autismo em diferentes faixas etárias, desde 6 meses até os 2 anos de idade.
- Níveis de Suporte: Classifica o TEA em três níveis de suporte (1, 2 e 3), de acordo com o DSM-V.
- Intervenção precoce: Destaca a importância da intervenção precoce, ressaltando o período de maior plasticidade cerebral, o desenvolvimento de habilidades funcionais e o suporte à família.
- Orientações para a família: Sugere buscar informações de qualidade, acolher o diagnóstico e iniciar a intervenção precocemente. Apresenta uma estrutura de intervenção que inclui avaliação por diferentes profissionais (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, etc.).
- Atividades em casa: Dá dicas sobre como estimular a criança em casa, como brincar com propósito, seguir o interesse da criança e escolher brinquedos adequados para cada faixa etária (0 a 6 anos).
- TEA na escola: Orienta pais e professores a serem parceiros, a conhecerem o aluno e a discutirem o Plano de Ensino Individualizado (PEI).
- Causas e prevalência: Aborda as causas multifatoriais do TEA (genéticas e ambientais) e apresenta dados de prevalência (1 em cada 31 crianças, segundo o CDC), incluindo a proporção de autismo profundo.
- Comorbidades: Enumera as principais comorbidades associadas ao TEA (TDAH, ansiedade, epilepsia, etc.) e explica a importância de conhecê-las.
- Legislação e Capacitismo: Menciona a Lei Berenice Piana, que reconhece o autismo como deficiência, e a nova lei que estimula a contratação de pessoas com TEA. Define e combate o capacitismo, fornecendo exemplos de frases e atitudes a serem evitadas.
O projeto tem como objetivo principal informar e orientar pais, educadores e profissionais sobre o TEA, promovendo a conscientização e a inclusão.